Vigilante de posto de saúde é preso em flagrante por roubar e vender remédios controlados
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Polícia prende vigilante suspeito de furtar e vender remédios controlados
A Polícia Civil prendeu um vigilante de um Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, que roubava e vendia remédios de uso controlado (veja vídeo acima). O homem, que não teve nome e idade divulgados, confessou o crime e foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes.
A prisão aconteceu na quinta-feira (5) e foi divulgada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (6). Na casa do vigilante preso, foram encontradas caixas, bisnagas, cartelas e frascos de vários remédios, incluindo medicamentos controlados, antibióticos e injetáveis.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
"Nós recebemos denúncias de populares de que havia uma pessoa vendendo medicamentos controlados em sua própria residência [...]. Esse homem acabou admitindo, confessando, que, como vigilante, há um ano, ele aproveitava o horário de trabalho noturno para furtar medicamentos da farmácia do PSF para vender a amigos e vizinhos", disse a delegada Patrícia Domingos.
Ainda segundo a polícia, o vigilante contou que distribuía os medicamentos em troca de ajudas financeiras, o que configura a venda de medicamentos controlados, enquadrada como tráfico de entorpecentes. Além disso, ele será indiciado pelo crime de furto qualificado.
As investigações indicam, até o momento, que ele cometia os crimes sozinho, mesmo trabalhando com outro vigilante no mesmo turno no posto de saúde. Para a polícia, o homem preso contou que entrava na sala da gerência do PSF, descobriu qual era a chave da farmácia e começou a furtar pequenas quantidades de medicamentos.
Ao repetir os furtos e não ser descoberto, ele passou a aumentar a quantidade de remédios furtados. De acordo com a delegada, outros funcionários do posto de saúde serão ouvidos para saber se a ausência dos medicamentos foi percebida.
Vigia de posto de saúde é preso após furtar e vender remédios no Recife
Polícia Civil/Divulgação
Entre os itens furtados e vendidos pelo criminoso, estão o antibiótico penicilina, materiais de curativos e medicamentos psiquiátricos, como diazepam, que exigem receita médica para comercialização.
"O que gente pegou na casa dele, na verdade, é a sobra, é o estoque. Então a gente tem, ainda, que apurar o quanto de medicamento foi vendido ao longo de um ano que ele passou furtando medicamentos do PSF e vendendo para a comunidade", disse a delegada.
A delegada também declarou que está em investigação se o vigilante vendia os remédios de forma clandestina para estabelecimentos comerciais como farmácias. Caso isso seja confirmado, os donos desses locais podem responder criminalmente por receptação e tráfico de entorpecentes.
Com relação às pessoas que compravam os medicamentos com o vigilante, elas podem responder por receptação, por terem adquirido um produto sabendo que é fruto de um crime.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias