Polícia Civil de Roraima tem novo delegado-geral após aposentadoria da titular
31/01/2026
(Foto: Reprodução) Luciano Silvestre é o novo delegado-geral da Polícia Civil de Roraima
Secom/Divulgação/Arquivo
O governador Antonio Denarium (Progressistas) anunciou nessa sexta-feira (30) Luciano Silvestre como novo delegado-geral da Polícia Civil de Roraima. A mudança ocorre após a então titular, Darlinda Moura, se aposentar após 30 anos de atuação na corporação.
Natural de Recife, no Pernambuco, Luciano Silvestre é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, pós-graduado em Direito pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco e em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina.
"Recebo essa missão com muita responsabilidade", afirmou o novo chefe da Polícia Civil. O governo ainda não informou quem ficará no cargo de delegado-adjunto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Ao longo da carreira na Polícia Civil roraimense, esteve à frente de diversas unidades, como a Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), Delegacias de Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema e Normandia, interior. Também exerceu as funções de delegado-geral da Polícia Civil entre abril e dezembro de 2014, e foi diretor Departamento de Polícia Judiciária da Capital e corregedor-geral da instituição.
Aposentadoria de Darlinda Moura
À frente da Polícia Civil de Roraima desde 16 de fevereiro de 2024, Darlinda Moura conduziu uma gestão marcada por ações de modernização da instituição, com avanços estruturais e operacionais que refletiram diretamente na melhoria dos serviços prestados à população, segundo o governo.
"Sou grata ao governador Antonio Denarium por esses anos de trabalho, primeiro como delegada-geral adjunta e depois como delegada-geral. Agradeço também a toda a equipe de governo e aos secretários parceiros ao longo dessa caminhada. Desejo muito sucesso ao meu colega e amigo Luciano Silvestre nessa nova missão”, declarou.
Moura é delegada na Polícia Civil desde 19 de julho de 2004, após ser aprovada no concurso público de 2003.
A trajetória dela inclui atuação como delegada nos municípios de Iracema, Rorainópolis e São João da Baliza, além de passagens por distritos policiais e pela Central de Flagrantes, em Boa Vista.
Também trabalhou em unidades especializadas no combate à violência contra a mulher, à corrupção, a crimes cibernéticos e a acidentes de trânsito, além de exercer funções na área de inteligência e no departamento de narcóticos. Ela assumiu o cargo de delegada-geral adjunta em março de 2022.
Mais sobre a Polícia Civil de Roraima
Polícia Civil faz megaoperação contra o PCC e cumpre 77 mandados em cidades de Roraima
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.