Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
16/01/2026
(Foto: Reprodução) O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 14 de janeiro de 2026
REUTERS/Evelyn Hockstein
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português. O Departamento de Estado norte-americano pediu para as pessoas não venham aos Estados Unidos, caso contrário, serão "jogadas na cadeia" e deportadas.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
"Se você vier aos Estados Unidos para roubar os americanos, o presidente Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta para o lugar de onde você veio", afirmou o Departamento de Estado norte-americano em publicação na quinta-feira (15) em seu perfil na língua portuguesa. (Veja abaixo)
Initial plugin text
A mensagem é a mais nova ameaça do governo Trump contra imigrantes e integra uma agressiva política anti-imigração implementada pelo presidente norte-americano desde que ele retornou à Casa Branca, há cerca de um ano. O aviso também foi compartilhado em outras línguas, como inglês e espanhol.
O governo Trump afirmou ter deportado 605 mil pessoas entre 20 de janeiro e 10 de dezembro de 2025, e que 1,9 milhão de imigrantes se "autodeportaram" voluntariamente por conta das ameaças veiculadas nas redes sociais e incentivos financeiros.
Initial plugin text
Esta reportagem está em atualização.
Governo Trump divulga ameaça em português contra novos imigrantes parte da campanha "send them back", ou "envia-os de volta" na tradução literal feita pelo Departamento de Estado dos EUA.
Divulgação/Departamento de Estado dos EUA
Veja os vídeos que estão em alta no g1