Depende de Xi o que a China fará em Taiwan, diz Trump ao NYT
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Donald Trump em encontro com Xi Jinping
REUTERS/Evelyn Hockstein
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que depende do presidente chinês, Xi Jinping, o que a China fará em Taiwan. A declaração foi dada ao jornal The New York Times nesta quarta-feira (7).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
"Ele (Xi) considera Taiwan como parte da China, e cabe a ele decidir o que fazer", disse Trump ao jornal em uma entrevista realizada na quarta-feira. "Mas eu disse a ele que ficaria muito infeliz se ele fizesse isso, e não acho que ele fará isso. Espero que ele não faça isso".
A fala do presidente americano foi em resposta a uma pergunta sobre quais ideias a China pode ter tido após a ação dos EUA na Venezuela. Trump afirmou que não considerava as situações análogas, pois Taiwan não representava para a China o mesmo tipo de ameaça que, segundo ele, o governo de Nicolás Maduro representava para os Estados Unidos.
O líder republicano afirmou, ainda, acreditar que Xi não faria algum movimento contra Taiwan durante sua presidência, que termina em 2029.
"Ele pode fazer isso depois que tivermos um presidente diferente, mas não acho que ele fará isso enquanto eu for presidente", disse Trump.
LEIA MAIS
Kim Jong-un envia carta a Putin com promessa de apoio permanente em luta contra 'neonazismo contemporâneo'
Após ofensiva dos EUA, Lula conversa com líderes de Colômbia, Canadá e México sobre Venezuela
Segundo a agência de notícias Reuters, em um documento estratégico divulgado no ano passado, o governo Trump afirmou que pretende evitar conflitos com a China sobre Taiwan e o Mar da China Meridional, fortalecendo o poderio militar dos EUA e de seus aliados.
“A questão de Taiwan é um assunto puramente interno da China, e como resolvê-la é uma questão que se enquadra exclusivamente nos direitos soberanos da China”, disse Liu Pengyu, porta-voz da embaixada chinesa em Washington.
A disputa entre China e Taiwan começou em 1949, depois do fim da Guerra Civil chinesa, vencida por Mao Tsé-Tung no continente. As forças nacionalistas, derrotadas pelos comunistas, se refugiaram na ilha de Taiwan e estabeleceram ali um governo separado. Desde então, Pequim considera Taiwan uma província rebelde, parte do território chinês. Atualmente, a ilha é governada de forma autônoma e democrática.
Os Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas formais com Taiwan, mas Washington é o principal apoiador internacional da ilha e, por lei, é obrigado a fornecer a Taiwan os meios para se defender. Essa questão tem sido um ponto de atrito nas relações entre EUA e China há anos.
China faz manobras militares ao redor de Taiwan diante de tensão com EUA e China