Astronautas da Nasa iniciam missão de retorno à Terra após volta antecipada por 'problema de saúde'
14/01/2026
(Foto: Reprodução) Astronautas do Crew-11 se preparam para retorno à Terra.
Estação Espacial Internacional/Nasa
Quatro membros de uma tripulação da Nasa a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) devem iniciar nesta quarta-feira (14) o processo de retorno à Terra após um problema de saúde afetar um dos astronautas.
A missão com os astronautas Zena Cardman e Mike Fincke, da agência espacial americana, Kimi Yui, da Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA), e o cosmonauta da Roscosmos, Oleg Platonov, deve pousar no mar da costa da Califórnia na madrugada de quinta-feira (15).
A Nasa anunciou na última semana a decisão de antecipar o retorno da equipe para preservar à saúde do tripulante que vive e trabalha no laboratório orbital. (relembre abaixo)
A agência não divulgou o nome do astronauta nem a condição médica, alegando privacidade, mas afirmou que o quadro é estável.
Com a partida dos quatro integrantes – o chamado Crew-11 da SpaceX – a Expedição 74 ainda vai permanecer com três tripulantes na estação orbital.
Cronograma da volta à Terra
Retrato oficial dos quatro membros da missão Crew-11 da SpaceX, da Nasa, a bordo da Estação Espacial Internacional. Da esquerda para a direita: o cosmonauta da Roscosmos Oleg Platonov; o astronauta da Nasa, Mike Fincke; a astronauta da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) e a astronauta da Nasa, Zena Cardman.
Nasa/Robert Markowitz
Após determinar o retorno antecipado da tripulação à Terra, a Nasa definiu o cronograma para essa volta.
🚀A previsão é que os astronautas saiam da estação espacial na tarde desta quarta, a bordo da espaçonave Dragon, da SpaceX. O pouso no mar está previsto para a madrugada de quinta.
Veja abaixo o cronograma completo, no horário de Brasília:
Quarta-feira (14)
17h30 – Fechamento da escotilha
19h – Desacoplamento
Quinta-feira (15)
4h50 – Manobra de desorbitação
5h40 – Pouso na água
Retorno antecipado
A Nasa anunciou na quinta-feira (8) que iria antecipar o retorno de uma tripulação de quatro pessoas a bordo da ISS após um problema de saúde com um dos astronautas.
Na quarta-feira (7), a agência espacial cancelou abruptamente uma caminhada espacial que ocorreria na quinta, quando dois astronautas fariam uma saída da ISS.
A decisão de trazer a tripulação de volta antecipadamente foi anunciada pelo administrador da Nasa, Jared Isaacman, e outros funcionários da agência em uma entrevista coletiva.
Eles deram poucos detalhes, mas disseram que o problema de saúde não estava relacionado a operações espaciais e não se tratava de uma lesão.
Esta é a primeira evacuação antecipada na história da ISS, que abriga astronautas de forma contínua desde 2000.
De acordo com Isaacman, o retorno não é uma evacuação de emergência, mas sim uma decisão tomada devido a um "risco persistente".
Os quatro astronautas estão em missão desde 1º de agosto. As expedições normalmente duram cerca de seis meses, portanto, o retorno à Terra estava previsto para as próximas semanas.
O administrador associado da Nasa, Amit Kshatriya, também afirmou que esta é a primeira vez que eles realizam uma "evacuação médica controlada da estação. Portanto, isso é incomum."